Como não tomar gol de contra ataque no PES 2013

Demorou mas conseguimos. Depois de sofrer uns 70 ou 700 gols de contra ataque em PES 2013, descobri a razão da zaga jogar adiantada e como impedir que isso aconteça em 99% dos jogos. Como não tomar gol de contra ataque no PES 2013?

Valeu PESBR! F*** minha vida!

Valeu PESBR! F*** minha vida!

Vai lá!

Escalação:

GO – GIVEN (Goleiraço!)
LE – Abidal (É mais um matador de jogadas do que um avançado no meu esquema, menos efetivo que o MICAH, mas pega muito rebote e rola para o AGBONLAHOR e para o LAVEZZI fuzilar o goleiro inimigo)
LD – MICAH RICHARDS (Ninguém dá mais pontapés no Aguero sem tomar cartões do que ele, bata sem dó no argentino com esse lateral infernal)
LB/VOL – AROUCA (Bate menos, mas dá trombadas que é uma beleza, se jogasse na Europa valeria o triplo na tabela da ML. O Alou Diarra é meu reserva imediato dele.)
ZG – COATES (Ninguém dá nada pelo cara mas ele antecipa bem a jogada e faz gols de cabeça aos montes no primeiro pau)
MLG – MATUIDI (Distribui a bola rapidamente e com passes precisos no meio de campo. Bate escanteio e ainda cabeceia pro gol)
MAT/MLE – HAZARD (No Modo Treinador é um absurdo como ele dribla e sofre faltas. Aí acionamos o LAVEZZI para encher uma bica no goleiro, no mínimo eles espalmam e
o VAN DER MIRCH ou o CISSÉ completam de cabeça pro fundo do gol)
PTE – LAVEZZI (CR7 pra quê? Aguero? Isso é para os fracos)
PTD – AGBONLAHOR (troque bolas com o lateral e espere ele se desmacar… é só correr para o abraço: assim como o LAVEZZI, ganha na corrida e cruza com perfeição entre a meia-lua da grande
área e a marca do penâlti… olha que bonito o peixinho deeeeele.)
SA – DJEBRIL CISSÉ (Corre o campo todo, ajuda a desarmar os meias e triangula prcurando o LAVEZZI e o AGBONLAHOR)
CA – VAN DER MIRCH (VAN DER MITO. E tenho dito. Deixa Pepe, Thiago Silva e Perea na saudade…)

Essa é uma escalação meio-termo. Com 70 ou 80 Milhas você monta esse time tranquilamente e destrói os pavões apeladores.

Musa, Anita, Negli, Fernando Prass, Arshavin, Albelda, Sissoko, Adam, Cohade, Seedorf e Kuyt sentam no banquinho do Raúl.

São 5 passos:

  1. Comece por reduzir a Linha Defensiva e a Densidade a 0, ou 4 no máximo no caso da Linha Defensiva se seus zagueiros forem rápidos.
  2. Como Marcação Individual, use seus meias e laterais para a função e com isso encurte o espaço de corrida do inimigo. Marcação Individual com zagueiros e liberos permitem um festival de dribles do seu adversário para cima dos seus defensores afobados.
  3. Você deve ter notado que minha esalação têm apenas um zagueiro de ofício, o uruguaio Coates, mas meus laterais e meu volante se dedicam totalmente a marcação devido a seus atributos e as regras que iremos aplicar.
  4. Faço a bola chegar no ataque com o MATUIDI e o HAZARD, excelente toque de bola e driblam muito rápido.
  5. Por ter LAVEZZI, CISSÉ, VAN DER MIRCH e AGBONLAHOR (todos muito velozes) como linha de frente, a CPU (não se esqueça, mesmo com o controle na sua mão, 40% do jogo é controlado pela CPU) “entende” que meu time irá lançar bolas longas o tempo todo.

Ao utilizar o Total Control, a Konami fez do jogador (você) o responsável por posicionar seu time inteiro. Sempre.

Com isso, a CPU faz os zagueiros avançarem para tentar conter o ataque adversário. Se a bola está com o adversário, a linha defensiva irá avançar.

Usando o LB no XBOX ou o L1 no PS3 vá acionando rapidamente sua linha defensiva e recuando-os (um olho no peixe outro no gato, use o radar para demarcar as posições de bote no adversário, abuse da tentativa de fatas laterais e frontais) deixando o COATES ou o MICAH RICHARDS (de preferência) na sobra. Se o jogador conseguir passar dê o carrinho frontal com a sua sobra… isso dará tempo de sair com o goleiro e fechar o ângulo caso o adversáro consiga escapar da porrada no joelho.

Aprenda a fazer o rodízio de faltas, isso vai minando a velocidade, dribles e resistência dos atacantes adversários.

Faltas? Sempre laterais e frontais. Carrinhos, tackles assim dificilmente viram cartões vermelhos.

[…]

O detalhe sórdido desse esquema é que a parte CPU do adversário tenderá a insistir cada vez mais nesse comportamento. Ele não consegue recuar o time e passar a ter 7, as vezes 8 jogadores dele no seu campo de defesa, especialmente se o jogo estiver empatado ou você estiver vencendo. Com a linha de frente formada pelo nosso esquema, uma simples triangulação (evite a bola longa, chutões rasteiros para o ataque) terá sempre LAVEZZI e VAN DER MIRCH desmarcados. Não sei a razão mas o AGBONLAHOR parece não “enxergar” os espaços livres deixados pelos laterais adversários.

[…]

Não é algo que conseguimos colocar em prática em meia-dúzia de jogos, mas uma vez aprendida a lição e principalmente o recuo rápido do jogador de sobra: matamos a maior “apelação” de PES 2013.

Se você conseguir os mesmos resultados com uma escalação diferente, envie para o blog.

Valeu;)

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