O que você está achando de Pro Evolution Soccer 2014?

Na minha opinião é o melhor desde PES 6, mas vamos dar ouvidos a quem está reclamando? Quando eu digo que o PESBR é independente da Konami, apesar de termos uma proximidade e parceria grande, e que tende a aumentar, as pessoas tem uma certa dúvida sobre nossa “independência”.

A Konami optou por em Pro Evolution Soccer 2014, evitar ao máximo bugs. Bugs aliás que encontramos em qualquer jogo. Citei o GTA V aqui há alguns dias onde os carros simplesmente sumiam das garagens, falhas grotescas em transições de cenas e queda de frames em algumas situações. Mas esse é o game que ganhou nota 10 de praticamente todos os grandes portais de game do mundo.

Não sou um jogador de GTA mas ouço um monte de reclamações de fãs do novo game. E no entanto, a Rockstar nem consegue contar o dinheiro que está lucrando.

De volta ao que interessa, todos ainda tem fresco na memória a horrível linha defensiva alta de PES 2013, um certo descaso em relação a derrubadores, pouquíssimas punições perto da quantidade de pilantras, falhas no sistema de renovação de contratos da ML, Modo Liga ausente, times brasileiros com Stats patéticas e por aí vai.

Esse ano a Konami optou por polir ao máximo cada detalhe, atenta ao feedback de suas comunidades para lançar quantas DLC sejam necessárias. Hoje recebo e-mails pedindo meu parecer de como a comunidade está recebendo o game, o que gostaram, o que não gostaram, o que querem, o que vai chegar, o que não vai.

Pela primeira vez a Konami fez na minha modesta opinião o certo. Se há aspectos do game a serem ajustados e melhorados, que os faça e então lança a DLC. Organizem os patches, corrigi uma coisa aqui; incrementa outra coisa ali. Mantém o game interessante e sempre com novidades o ano inteiro, até PES 2015 chegar. Não sou um “expert” em desenvolvimento de games, mas busquei a opinião de alguns e para eles, o que a produtora japonesa conseguiu fazer com PES 2014 para consoles tão defasados como PS3 e XBOX 360, é de se aplaudir de pé.

Vivo falando para todo mundo, espere fins de Novembro, começo de Dezembro para julgar o game. Aí sim teremos o PES 2014 que conheci por completo. Até lá, acho a maioria das reclamações injustas, mas como sempre digo: quem pagou o ingresso, tem o direito de vaiar. Pô Paulo, em vários sites e blogs gringos o jogo está sendo detonado até por gente da comunidade.

De novo repito, todos tem o direito de opinar, elogiar ou criticar.

Mas vamos a outro ponto: as promessas. Copa Sul Americana, Recopa, Estádios… todos se recordam da entrevista (video) de Anibal Vera na E3 correto? Erik Bladinieres em evento no Chile (Festigame) confirmando as competições. Mais estádios; mais ligas. Ouvi e mais gente ouviu no Konami Media Night no último dia 19 da boca do mesmo Bladinieres a confirmação destas competições, além de mais ligas e bem mais estádios.

Também upgrades nos modos de jogo.

Mas Paulo, o fulano de tal disse que não vai ter. Pela última vez galera, é informação oficial da Konami: Copa Sul Americana e Recopa estão prontas, depende apenas de um ajuste no contrato de licenças entre Konami e Conmebol. Se a Conmebol não leva a Libertadores (competição real a sério) o que dirá de vídeo games?

Contei aqui no blog que quando a Konami negociou a inclusão de um certo estádio da América do Sul no game, os responsáveis mandaram fotos tiradas com um iPhone para a empresa. Dados técnicos? Nenhum. A culpa é da Konami? Mas Paulo, sujeito Y, que faz parte do PES Team disse que não sabe disso, não sabe daquilo.

Esclarecimento geral: a PES Productions fica em Roppongi no Japão. O papel de outros escritórios da Konami em relação ao game é EXTREMAMENTE limitado. Algo que aos poucos está começando a mudar, mas é um processo longo. Daqui há poucos meses, haverá um escritório no Brasil fazendo o mesmo trabalho, até com mais “poderes”, e isso vem gerando um ciuminho babaca que não tem tamanho.

Para finalizar, por volta de Fevereiro, publiquei a inclusão das Ligas da Argentina e do Chile em PES 2014. Mentira do blog, papo furado, isso, aquilo. Vai ter Mundial de Clubes em PES 2014… mentira, papo furado, imagina que a FIFA deixaria a Konami reproduzir um torneio dela. DLC especial Copa do Mundo 2014. Nossa meu deus como o PESBR é mentiroso, tudo para ajudar a Konami a vender mais, devem estar levando comissão nas vendas.

Preciso comentar a acusação?

Por volta de Junho, publiquei que a Konami estava com alguns problemas na finalização de certas licenças da Europa e que algumas corriam riscos. Ao mesmo tempo um leitor espanhol me mandou um e-mail dizendo que a Liga BBVA estava em conflito com a Konami e que PES 2014 poderia (deverá ser) a última vez que a Liga Espanhola venha totalmente licenciada ao game.

Mas Paulo, J-League, Jon Kabira, Neve, Chuva e etc? A edição de Março da revista EDGE pode ser encontrada por aí; outras entrevistas do Masuda e do Hatsumi podem ser achadas em mil lugares comentando estes assuntos. Se eles não puderam resolver esses problemas até agora e não se pronunciaram sobre a data exata destes lançamentos. O que me foi pedido sigilo, será mantido em sigilo.

Prefiro acreditar no que me foi prometido, não a mim, mas a comunidade fã de PES no Brasil. Se não cumprir ou vir com conversa fiada após o prazo pedido, eu vou ser o primeiro a sair detonando e dando nome aos bois. Até lá, fico com a palavra de quem manda; não de quem acha que manda.

Pior é ter gente que leva fé no que certos caras falam… #tamojuntomasuda

O resto? A Konami dará o cartão vermelho no fim do ano. E eu vou rir muito…

© 2014 — Pro Evolution Soccer Brasil | Powered by HAL9000 Network