pes2018-borussia-dortmund-usain-bolt

Usain Bolt, Maradona, PES LEAGUE, Barcelona. Como a KONAMI torrou 36 milhões de dólares a toa PARTE 1

Imagine que diariamente, você sofra para ao menos voltar a ter 30% do mercado de games no console, ou tá na rua. Você entrega diversas possibilidades, não apenas receitas, mas possibilidades — muitas delas prontas, era só assinar: Liga MX Mexico, Copa MX e SuperCopa MX. Major League Soccer e CONCACAF Champions League.

Isso para ficar na América do Norte.

Spor Toto Süper Lig, Primeira Liga Portugal 100% licenciada, Clydesdale Bank Scottish Premier League e mais: Crvena Zvezda, Partizan Beograd, Vojvodina da Sérvia. CFR Cluj, Astra Ploieşti e Steaua Bucureşti da Romênia. Wisła Kraków e Legia Warszawa da Polônia. FK Rostov, FC Krasnodar e Spartak Moskva da Rússia.

Dynamo Kyiv e Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Malmö FF da Suécia, Molde da Noruega e FC Red Bull Salzburg da Austria. Essa lista é apenas parte de 98 clubes negociados para PES 2016, PES 2017 e PES 2018 por uma empresa holandesa de marketing esportivo ligada a Endemol.

Mas talvez gastar mais de 400 mil euros com Usain Bolt para posar com PES 2018 seja mais viável e efetivo em termos de marketing

Vejam pela lado bom, a Pokerstars gastou mais de 1 milhão de euros para ter o Usain Bolt como garoto propaganda — a KONAMI só gastou 400 mil. Tudo tem um lado bom. E quem liga para licenças de ligas, clubes e estádios?

Usain Bolt Levou 1 Milhão de Euros da Pokerstars
Usain Bolt Levou 1 Milhão de Euros da Pokerstars

Entonces, tudo entregue de quase mão beijada para a KONAMI, mas aqui, seria injusto da minha parte dizer quem foi o único imbecil que preteriu este negócio e preferiu ir atrás de Premium Partners como Barcelona, Borussia Dortmund, Liverpool e Arsenal, torrando fortunas que não vingaram.

Manorito Hosoda costuma ser um pau no cú tapado e no fim quem manda é ele, mas nessa aqui a decisão de focar marcas maiores como Barcelona, Borussia Dortmund, Liverpool e Arsenal foi do pessoal da KONAMI nos Estados Unidos, que se perguntarem quem é o Everton, ou o Newcastle United, certamente não saberão.

Mais de um milhão pro Maradona após usar a imagem dele sem autorização. Mais de 470 mil euros para a PES LEAGUE 2017 que a KONAMI qualificou como o dinheiro mais mal gasto do último biênio pois o retorno publicitário foi nulo já que nenhuma empresa comprou as cotas de patrocínio disponíveis.

Explico: assim como por exemplo, a ACER, que pagou para ser patrocínio master da League of Legends World Tour, a cifra de 39 milhões de dólares, a KONAMI busca parceiros para tornar a PES LEAGUE mais ‘visível’.

Localmente, cada evento injeta ainda mais dinheiro. Nas finais de Rio e São Paulo, mais de 50 empresas participaram de uma espécie de licitação para ter seu nome como parceiro (a) dos eventos de League of Legends.

A PES LEAGUE não é nova, por isso, tem a obrigação de ser mais bem elaborada, ‘vendida para a mídia’ e principalmente: Profissional. Ela (KONAMI) só não contava burramente com uma coisa: por que diabos colocar a Juventus, o Manchester United ou o Paris St-Germain na PES LEAGUE ou qualquer outra e-League, sendo que cada competição, seja ela a e-Bundesliga ou a e-Ligue 1 seguirá o calendário oficial do torneio real para realizar seus eventos e partidas?

Qual o interesse de gigantes do futebol em jogar a e-League da KONAMI quando elas podem jogar a competição oficial, ou a da Samsung/AMD que tá vindo aí arrombando meio mundo de pavor com mais de 100 milhões de dólares em prêmios?

Sério que a KONAMI não sabia que a PES LEAGUE nos moldes atuais não converte em publicidade e vendas para o game?

[…]

Quando alguém te contar papinho furado sobre não conseguir licenças, aconselho a todos lerem estes documentos aqui nestes LINKS: LINK 1 e LINK 2. Muito babacão vai perder a linha entre as mentiras que conta para o leitor ou para o consumidor.

Não tô falando do analfabeto do Sulibosta não. Esse é um bosta/ignorante mesmo, não dá pra levar o cara a sério. Tô falando de gente que leva cinco dígitos/mês pra ‘pensar’ uma retomada de mercado pra KONAMI e só aparece com merda.

Calma que tem a parte 2…

7 cornetadas

  1. Pergunta que não quer calar: porque você ainda fica atrás de postar informações de PES se você disse diversas vezes que não iria mais falar do jogo?
    Já li algumas vezes neste blog que já mudou de nome umas trocentas vezes que você iria parar de falar de PES que não tinha jeito, que PES iria acabar… já sei, falar de FIFA não dá likes!

  2. Exato galera, Paulo prefere falar coisas negativas de PES (todos sabem os problemas que ele teve com o Bhatti no twitter a ponta de ter a sua conta suspensa lá), onde na cabeça dele dá mais likes falar mal de PES do que falar “bem” de FIFA onde se imagina que ele tenha boa relação com o pessoal da EA e as comunidades de FIFA.

    Lamentável!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *